Abertas as candidaturas para o Minho Export – Capacitar para Internacionalizar



As micro, pequenas e médias empresas do Minho interessadas em iniciar ou prosseguir o seu processo de internacionalização já podem candidatar-se até 22 de janeiro ao Minho Export – Capacitar para Internacionalizar.

O projeto, que une as entidades que na região têm a experiência e a competência para assegurar o apoio efetivo às empresas na promoção da sua capacitação para a internacionalização – InCubo_Associação para o Centro de Incubação de Base Tecnológica do Minho, TecMinho_Associação Universidade-Empresa para o Desenvolvimento e IEMinho_Instituto Empresarial do Minho – tem disponível 700 mil euros para apoiar as empresas da região.

Reforçar a competitividade da região e aprofundar a sua presença no mercado internacional, através da capacitação para a internacionalização das micro, pequenas e médias empresas do Minho, é o objetivo do projeto Minho Export, que abrange as sub-regiões do Alto Minho, Ave e Cávado, território onde as exportações totalizam mais de 7,1 milhões de euros.

As três áreas de atuação do projeto centram-se na cultura, criação e modas, sistemas agroalimentares e alimentação; capital simbólico, tecnologias e serviços de turismo.

Para alavancar as exportações das PME da região, o Minho Export – Capacitar para Internacionalizar vai desenvolver sessões técnicas para as empresas, disponibilizar estudos sobre os constrangimentos e oportunidades dos principais mercados europeus e fornecer consultoria especializada e individualizada a cada empresa que seja admitida no projeto. O apoio às empresas passa ainda pela definição de estratégias de internacionalização, pela qualificação dos recursos humanos e pela elaboração e disponibilização do Manual de Normas e Boas Práticas do Exportador e de um Plano de Marketing Internacional.

O projeto não tem qualquer custo para as empresas e os interessados em beneficiar deste apoio à internacionalização e das ferramentas disponibilizadas, devem preencher até 22 de janeiro o formulário de candidatura no website do projeto. O objetivo é apoiar, até setembro de 2018, pelo menos, 45 PME das três sub-regiões do Minho.

https://ominho.pt/abertas-as-candidaturas-minho-export-capacitar-internacionalizar/

Comentários